Ir para o conteúdo principal
Base de conhecimentos do Suporte

Dicas Intel® Virtual RAID on CPU (Intel® VROC) de solução de problemas para volumes degradados em ambientes Windows*

Tipo de conteúdo: Solução de problemas   |   ID do artigo: 000100554   |   Última revisão: 14/02/2025

Ambiente

Intel® VROC para Windows*

Use estas informações para solucionar problemas relacionados a volumes degradados reportados pela Intel® VROC em ambientes Windows*. Veja outras dicas de solução de problemas em Dicas de solução de problemas para Intel® Virtual RAID on CPU (Intel® VROC) em ambientes Windows*.

Um volume RAID pode se degradar nas seguintes condições:

  • RAID 1: Um volume RAID 1 é informado como degradado quando um de seus membros está desconectado ou com falha. O espelhamento e a redundância de dados são perdidos porque o sistema só pode usar o membro funcional.
  • RAID 5: Um volume RAID 5 é informado como degradado quando um de seus membros está desconectado ou com falha. Quando dois ou mais discos de array forem desconectados ou falharem, o volume é informado como com falha.
  • RAID 10: Um volume RAID 10 é informado como degradado quando um de seus membros está desconectado ou falhou, ou quando dois membros não adjacentes são desconectados ou falharam. Quando dois ou mais discos de array forem desconectados ou falharem, o volume é informado como com falha.

Siga as recomendações para o determinado cenário para recuperar um volume RAID degradado.

Volumes degradados no aplicativo GUI (Interface Gráfica de Usuário) Intel® VROC

Disco do array ausente

Se o usuário puder reconectar o disco ausente, siga este procedimento para reconstruir o volume:

  1. Desligue o sistema e reconecte o disco em falta.
  2. Ligue o sistema. A operação de reconstrução iniciará automaticamente.

Se o usuário não puder reconectar o disco ausente, mas um disco NVMe* ou SATA estiver disponível, compatível e normal, siga este procedimento para reconstruir o volume:

  1. Selecione o disco a ser usado para reconstruir o volume e então clique na opção Reconstruir . A operação de reconstrução começa imediatamente. O usuário pode acompanhar o progresso pairando o cursor sobre o ícone da área de notificação ou revisando o status do volume sob os cabeçalhos Status ou Manage . Quando a operação terminar com êxito, o status do disco do array e do volume será exibido como Normal.

Se não houver disco disponível presente, o usuário precisará desligar o sistema e conectar um novo disco NVMe* ou SATA que esteja com uma capacidade igual ou maior do que o disco com falha. Uma vez que o sistema esteja em backup e em execução, o usuário pode seguir o procedimento de reconstrução descrito acima.

Disco do array falhou

A Intel recomenda que você reconstrua o volume degradado em um novo disco para retornar o volume e o estado geral do sistema de armazenamento para o estado normal. No entanto, você pode tentar redefinir o disco para normal, o que solicitará que o volume comece a reconstruir automaticamente. Mas se o acesso de leitura/gravação de dados falhar consistentemente, é provável que o disco volte a um estado de falha imediatamente e o usuário precisará reconstruir o volume para outro disco.

Se um disco NVMe* ou SATA for compatível, disponível e normal, siga este procedimento para reconstruir o volume:

  1. Em Status do cabeçalho, clique na opção Reconstruir para outro disco .
  2. Selecione o disco a ser usado para reconstruir o volume e então clique na opção Reconstruir . A operação de reconstrução começa imediatamente. O usuário pode acompanhar o progresso pairando o cursor sobre o ícone da área de notificação ou revisando o status do volume sob os cabeçalhos Status ou Manage . Quando a operação terminar com êxito, o status do disco do array e do volume será exibido como Normal.

Se não houver disco disponível presente, o usuário precisará desligar o sistema e conectar um novo disco NVMe* ou SATA que esteja com uma capacidade igual ou maior do que o disco com falha. Uma vez que o sistema esteja em backup e em execução, o usuário pode seguir o procedimento de reconstrução descrito acima.

Volumes degradados no pré-SO Intel® VROC

Disco do array ausente

Se você puder reconectar o disco em falta, siga este procedimento para reconstruir o volume:

  1. Desligue o sistema e reconecte o disco em falta.
  2. Ligue o sistema. A operação de reconstrução iniciará automaticamente. Você pode verificar, inserindo-o no menu HII Intel® VROC. Este menu é exibido como Intel® Virtual RAID on CPU para dispositivos NVMe* e Intel® VROC controlador SATA/sSATA para dispositivos SATA e sSATA, respectivamente.

Se você não puder reconectar o disco ausente, mas um disco NVMe* ou SATA estiver disponível, compatível e normal, siga este procedimento para reconstruir o volume:

  1. Desligue o sistema.
  2. Ligue o sistema.
  3. Acesse a configuração do BIOS e acesse o menu Intel® VROC UEFI HII. Este menu é exibido como Intel® Virtual RAID on CPU para dispositivos NVMe* e Intel® VROC controlador SATA/sSATA para dispositivos SATA e sSATA, respectivamente. A operação de reconstrução começa imediatamente no pré-SO. Você pode verificar se o processo de reconstrução está acontecendo, verificando o status do RAID no menu HII. O status mostrará "Reconstruindo". Quando a operação terminar com êxito, o status do disco do array e do volume será exibido como Normal.

Se não houver um disco disponível presente, você precisará desligar o sistema e conectar um novo disco NVMe* ou SATA que esteja com uma capacidade igual ou maior do que o disco com falha. Uma vez que o sistema esteja em backup e em execução, o usuário pode seguir o procedimento de reconstrução descrito acima.

Disco do array falhou

A Intel recomenda que o usuário reconstrua o volume degradado em um novo disco para retornar o volume e o estado geral do sistema de armazenamento para o estado normal. No entanto, o usuário pode tentar redefinir o disco para normal, o que solicitará que o volume comece a reconstruir automaticamente. Mas se o acesso de leitura/gravação de dados falhar consistentemente, é provável que o disco volte a um estado de falha imediatamente e o usuário precisará reconstruir o volume para outro disco.

Siga este procedimento para reconstruir o volume usando um novo disco:

  1. Desligue o sistema e substitua o disco defeituoso por um novo disco do mesmo tamanho ou maior que o disco defeituoso.
  2. Ligue o sistema.
  3. Acesse a configuração do BIOS e acesse o menu Intel® VROC UEFI HII. Este menu é exibido como Intel® Virtual RAID on CPU para dispositivos NVMe* e Intel® VROC controlador SATA/sSATA para dispositivos SATA e sSATA respectivamente.
  4. Selecione o volume RAID com falha.
  5. Selecione a opção Reconstruir. O usuário receberá uma lista de todos os discos que não sejam RAID no sistema.
  6. Selecione o disco recém-inserido no sistema que substituiu o defeituoso. Confirme a seleção quando solicitado. A operação de reconstrução começa imediatamente. O status do array mudará de Degradado para Reconstrução. Assim que a operação for concluída com êxito, o status do array mudará para Normal.

Produtos relacionados

Este artigo aplica-se a 1 produtos.

Avisos legais

O conteúdo desta página é uma combinação de tradução humana e por computador do conteúdo original em inglês. Este conteúdo é fornecido para sua conveniência e apenas para informação geral, e não deve ser considerado completo ou exato. Se houver alguma contradição entre a versão em inglês desta página e a tradução, a versão em inglês prevalecerá e será a determinante. Exibir a versão em inglês desta página.