Ir para o conteúdo principal
Base de conhecimentos do Suporte

Resolva problemas de detecção com a memória Intel® Optane™

Tipo de conteúdo: Solução de problemas   |   ID do artigo: 000025194   |   Última revisão: 31/03/2025

Ambiente

Sistema operacional

Windows 11, 64-bit*, Windows® 10, 64-bit*
memória Intel® Optane™

Enquanto habilita a aceleração do sistema com a memória Intel® Optane™, você pode encontrar problemas ao detectar o módulo dentro da aplicativo Intel® Optane™ Memória e Gerenciamento de Armazenamento, ou utilitários do Windows* (como o Gerenciador de dispositivos). Alguns sintomas comuns são descritos abaixo com suas respectivas causas e passos recomendados para resolvê-los.

O que você deveria saber antes de começar?
  • Este artigo aborda os sintomas comuns relacionados a Intel® Optane™ problemas de detecção de memória enquanto permite a aceleração do sistema. Se você estiver com um problema diferente ou tiver um código de erro ou uma mensagem específica aparecendo, tente verificar as informações em Códigos e mensagens de erro ao usar Intel® Optane™ Aceleração de sistema da memória.
  • Os produtos de memória Intel® Optane™ chegaram ao fim da produção e não são mais suportados em plataformas Intel® da 12ª/13ª Geração mais recentes. Isso pode resultar na aplicação Intel® Optane™ Memória e Gerenciamento de Armazenamento informando que não há dispositivos suportados disponíveis. Consulte mais detalhes em Intel® Optane™ Produtos de memória não suportados em processadores Intel® da 12ª/13ª Geração e plataformas relacionadas.
  • Se você não tiver certeza do tipo de dispositivo de Intel® Optane™ memória no seu sistema (Intel® Optane™ memória série M ou Intel® Optane™ Memory série H), entre em contato com o fornecedor do sistema para confirmar o tipo de dispositivo.
  • Importante: Faça backup de todos os dados antes de continuar. Algumas das etapas recomendadas mencionadas abaixo podem precisar alterar as configurações do BIOS e/ou reinstalar o sistema operacional. É altamente recomendável que todos os dados sejam backup antes de começar.

Clique no tópico para obter detalhes:

Sintoma 1: Intel® Optane™ memória não é detectada no Windows* (como gerenciador de dispositivos em unidades de disco) ou na aplicação Intel® Optane™ Memória e Gerenciamento de Armazenamento. Mas é detectada no BIOS do sistema.

Isso pode ser devido ao módulo ainda conter dados antigos de um volume anterior. Neste caso, seria necessário redefinir. A redefinição da memória Intel® Optane™ pode ser realizada com qualquer uma das opções abaixo:

Opção 1: redefina o dispositivo através da aplicação gestão de armazenamento e memória Intel® Optane™:

  1. Desinstale o aplicativo Intel® Optane™ Memória e Gerenciamento de Armazenamento , se estiver instalado.
  2. Reinstale a aplicativo Intel® Optane™ Memória e Gerenciamento de Armazenamento a partir da Microsoft Store*.
  3. Abra o aplicativo.
  4. Selecione/destaque a memória Intel® Optane™ e clique na opção Limpar metadados.
  5. Reinicialize o sistema.

Opção 2: redefina o dispositivo através do BIOS:

Nota Consulte o fornecedor do seu sistema para confirmar onde as configurações do BIOS mencionadas abaixo estão localizadas no seu sistema.
  1. Entre no BIOS do sistema.
  2. Localize a página Tecnologia de armazenamento Intel® Rapid .
  3. Clique no módulo de memória Intel® Optane™.
  4. Selecione Redefinir para não Optane ou Desconcaterar (se o volume não foi desativado corretamente).
  5. Siga as etapas abaixo para remover todas as partições:
    1. Abrir Prompt de comando (Admin).
    2. Digite diskpart e pressione Enter.
    3. Digite list disk e press ione Enter.
    4. Observe o número do índice de disco do módulo Intel® Optane™ memória.
    5. Digite select disk# e press ione Enter.
    6. Digite clean all. Quando terminar, o cursor voltará; seja paciente.

Para religar a aceleração, certifique-se de confirmar todas as configurações e procedimentos do BIOS, conforme definido pelo fabricante de seu sistema. Os Guias do usuário para dispositivos Intel® Optane™ Memória também podem ser referenciados.

Nota Se for necessário alterar o modo SATA ou o modo de inicialização, será necessário reinstalar o sistema operacional. Consulte o fabricante do seu sistema para obter mais detalhes ou orientações específicas antes de continuar.
Sintoma 2: O Gerenciador de Dispositivos e o Gerenciamento de Disco do Windows* detectam o módulo, mas o aplicativo Intel® Optane™ Memória e Gerenciamento de Armazenamento não detecta.

Isso pode ocorrer devido a uma BIOS do sistema configurada incorretamente. Os aplicativos Windows podem estar detectando os dispositivos, quando o driver Microsoft NVMe* tiver sido carregado. Mas se o dispositivo não estiver devidamente configurado (remapeado) para ser controlado pelo driver Intel® RST, o software não irá detectá-lo.

Nesse cenário, você tem que confirmar que o remapeamento está Habilitado para a porta PCIe-M.2 que contém a memória Intel® Optane™. A localização e o nome desta configuração na BIOS pode variar, verifique o manual do usuário do sistema para obter o campo correto para o seu sistema ou entre em contato com o fornecedor do sistema para obter assistência.

Se as configurações estiverem corretas e o problema não for resolvido, verifique as seguintes configurações no BIOS do sistema:

  • O modo SATA é uma seleção Intel® Optane™ habilitada para memória, não AHCI.
  • A UEFI é selecionada como a opção de Inicialização para dispositivos de armazenamento. O CSM é desabilitado.

Se alguma das configurações acima não estiver correta, faça as alterações adequadas e reinstale o sistema operacional.

Nota Se for necessário alterar o modo SATA ou o modo de inicialização, será necessário reinstalar o sistema operacional. Consulte o fabricante do seu sistema para obter mais detalhes ou orientações específicas antes de continuar.

Avisos legais

O conteúdo desta página é uma combinação de tradução humana e por computador do conteúdo original em inglês. Este conteúdo é fornecido para sua conveniência e apenas para informação geral, e não deve ser considerado completo ou exato. Se houver alguma contradição entre a versão em inglês desta página e a tradução, a versão em inglês prevalecerá e será a determinante. Exibir a versão em inglês desta página.