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Base de conhecimentos do Suporte

dicas de solução de problemas Intel® Virtual RAID on CPU (Intel® VROC) para volumes com falha em ambientes Windows*

Tipo de conteúdo: Solução de problemas   |   ID do artigo: 000100550   |   Última revisão: 14/02/2025

Ambiente

Intel® VROC para Windows*

Use estas informações para solucionar problemas relacionados a volumes com falha reportados pela Intel® VROC em ambientes Windows*. Veja outras dicas de solução de problemas em Dicas de solução de problemas para Intel® Virtual RAID on CPU (Intel® VROC) em ambientes Windows*.

Volumes com falha A Intel não garante uma recuperação bem-sucedida de um estado com falha. Isso deve ser tratado como um esforço de última chance e não há garantia de que não haverá alguma perda de dados. A Intel sempre recomenda recuperar um volume RAID com falha recriando o volume RAID a partir do zero e restaurar os dados a partir do backup de imagem da plataforma mais recente.

Volumes com falha no aplicativo GUI (Interface Gráfica de Usuário) Intel® VROC

RAID 0

Um volume RAID 0 é informado como com falha quando um de seus membros está desconectado ou com falha. Em ambos os casos, o volume e seus dados não estão mais acessíveis. Siga as recomendações abaixo para o determinado cenário.

Disco do array ausente
  1. Desligue o sistema e reconecte o disco em falta.
  2. Ligue o sistema. Durante a inicialização do sistema, o status do volume será exibido como normal no Intel® VROC UEFI HII.
  3. Após a execução do sistema operacional, abra a GUI do Intel® VROC no menu Iniciar ou clique no ícone da área de notificação de Intel® VROC .
  4. No cabeçalho Status , verifique se o volume e o status dos discos são exibidos como Normal. O usuário também pode analisar essas informações no cabeçalho Gerenciar .
Disco do array falhou

Na maioria dos casos, o volume não pode ser recuperado e nenhum dado no volume é perdido. No entanto, antes de excluir o volume, você pode tentar redefinir o disco para normal e então tentar uma recuperação de dados. Se o acesso de leitura/gravação de dados falhar consistentemente, é provável que o disco volte a um estado de falha imediatamente. Consulte Intel® Virtual RAID on CPU dicas de solução de problemas (Intel® VROC) para eventos de disco em ambientes Windows* para obter instruções sobre como redefinir um disco para normal.

Este procedimento exclui o volume com falha:

  1. Desligue o sistema e substitua a falha do disco NVMe* ou SATA por um novo de capacidade igual ou superior.
  2. Ligue o sistema. Durante a inicialização do sistema, o status do volume será exibido como Com falha.
  3. Acesse a configuração do BIOS e acesse o menu Intel® VROC UEFI HII. Este menu é exibido como Intel® Virtual RAID on CPU para dispositivos NVMe* e Intel® VROC controlador SATA/sSATA para dispositivos SATA e sSATA respectivamente.
  4. Selecione a opção Excluir volume RAID no menu principal.
  5. No menu Excluir volume , selecione o volume RAID com falha ao usar as teclas de seta para cima e para baixo.
  6. Pressione a tecla Excluir para excluir o volume e pressione a tecla Y para confirmar.
  7. Crie um novo volume RAID 0 usando o novo disco. Se o disco com falha fizer parte do volume do sistema, o usuário também precisará reinstalar o sistema operacional.

RAID 5

Um volume RAID 5 é informado como com falha quando dois ou mais de seus membros falharam. Siga as recomendações abaixo para o determinado cenário.

Dois ou mais discos de array falharam

Na maioria dos casos, o volume não pode ser recuperado e nenhum dado no volume é perdido. No entanto, antes de excluir o volume, você pode tentar redefinir os discos para normal e então tentar uma recuperação de dados. Se o acesso de leitura/gravação de dados falhar consistentemente, é provável que os discos retornem a um estado de falha imediatamente. Consulte as dicas Intel® Virtual RAID on CPU (Intel® VROC) para eventos de disco em ambientes Windows* para obter instruções sobre como redefinir um disco para normal.

Este procedimento exclui o volume com falha:

  1. Desligue o sistema e substitua os discos NVMe* ou SATA com falha por novos que sejam de capacidade igual ou superior.
  2. Ligue o sistema. Durante a inicialização do sistema, o status do volume será exibido como Com falha.
  3. Acesse a configuração do BIOS e acesse o menu INTEL® VROC UEFI HII. Este menu é exibido como Intel® Virtual RAID on CPU para dispositivos NVMe* e Intel® VROC controlador SATA/sSATA para dispositivos SATA e sSATA, respectivamente.
  4. Selecione a opção Excluir volume RAID no menu principal.
  5. No menu Excluir volume , selecione o volume RAID com falha ao usar as teclas de seta para cima e para baixo.
  6. Pressione a tecla Excluir para excluir o volume e pressione a tecla Y para confirmar.
  7. Crie um novo volume RAID 5 utilizando os novos discos. Se os discos com falha fizerem parte do volume do sistema, o usuário também precisará reinstalar o sistema operacional.

RAID 10

Um volume RAID 10 é informado como com falha quando dois membros adjacentes são desconectados ou falharam, ou quando três ou quatro de seus membros estão desconectados ou falharam. Siga as recomendações abaixo para o determinado cenário.

Dois discos de array adjacentes ausentes (inspeção visual)
  1. Desligue o sistema e reconecte os discos ausentes.
  2. Ligue o sistema. A operação de reconstrução iniciará automaticamente. O usuário pode acompanhar o progresso pairando o cursor sobre o ícone da área de notificação ou revisando o status do volume sob os cabeçalhos Status ou Manage .
Três ou quatro discos de array ausentes

Na maioria dos casos, o volume não pode ser recuperado e nenhum dado no volume é perdido. Este procedimento exclui o volume com falha:

  1. Desligue o sistema e substitua os discos NVMe* ou SATA com falha por novos que sejam de capacidade igual ou superior.
  2. Ligue o sistema. Durante a inicialização do sistema, o status do volume será exibido como Com falha.
  3. Acesse a configuração do BIOS e acesse o menu Intel® VROC UEFI HII. Este menu é exibido como Intel® Virtual RAID on CPU para dispositivos NVMe* e Intel® VROC controlador SATA/sSATA para dispositivos SATA e sSATA, respectivamente.
  4. Selecione a opção Excluir volume RAID no menu principal.
  5. No menu Excluir volume , selecione o volume RAID com falha ao usar as teclas de seta para cima e para baixo.
  6. Pressione a tecla Excluir para excluir o volume e pressione a tecla Y para confirmar.
  7. Crie um novo volume RAID 10 usando os novos discos. Se os discos com falha fizerem parte do volume do sistema, o usuário também precisará reinstalar o sistema operacional.
Dois ou mais discos de array falharam

Na maioria dos casos, o volume não pode ser recuperado e nenhum dado no volume é perdido. No entanto, antes de excluir o volume, o usuário pode tentar redefinir os discos para normal e, em seguida, tentar uma recuperação de dados. Se o acesso de leitura/gravação de dados falhar consistentemente, é provável que os discos retornem a um estado de falha imediatamente. Consulte Intel® Virtual RAID on CPU (Intel® VROC) Dicas de resolução de problemas para eventos de disco em ambientes Windows* para obter instruções sobre como redefinir um disco para normal.

Este procedimento exclui o volume com falha:

  1. Desligue o sistema e substitua os discos NVMe* ou SATA com falha por novos que sejam de capacidade igual ou superior.
  2. Ligue o sistema. Durante a inicialização do sistema, o status do volume será exibido como Com falha.
  3. Acesse a configuração do BIOS e acesse o menu Intel® VROC UEFI HII. Este menu é exibido como Intel® Virtual RAID on CPU para dispositivos NVMe* e Intel® VROC controlador SATA/sSATA para dispositivos SATA e sSATA respectivamente.
  4. Selecione a opção Excluir volume RAID no menu principal.
  5. No menu Excluir volume , selecione o volume RAID com falha ao usar as teclas de seta para cima e para baixo.
  6. Pressione a tecla Excluir para excluir o volume e pressione a tecla Y para confirmar.
  7. Utilizando os novos discos, crie um novo volume RAID 10. Se os discos com falha fizerem parte do volume do sistema, o usuário também precisará reinstalar o sistema operacional.

Volumes com falha no Intel® VROC pré-SO

RAID 0

Um volume RAID 0 é informado como com falha quando um de seus membros está desconectado ou com falha. Neste último caso, o volume e seus dados não estão mais acessíveis. No caso anterior, o volume e seus dados podem ser recuperados do Intel® VROC Pré-SO. Siga as recomendações abaixo para o determinado cenário.

Disco do array ausente
  1. Desligue o sistema e reconecte o disco em falta.
  2. Ligue o sistema.
  3. Acesse a configuração do BIOS e acesse o menu Intel® VROC UEFI HII. Este menu é exibido como Intel® Virtual RAID on CPU para dispositivos NVMe* e Intel® VROC controlador SATA/sSATA para dispositivos SATA e sSATA, respectivamente.
  4. Selecione o volume RAID 0 com falha no menu HII adequado.
  5. Selecione Redefinir para normal.
  6. Confirme a redefinição do volume para normal.
  7. Saia do HII e entre novamente no HII. Confirme que o volume RAID 0 com falha anterior mostra o status Normal .
Disco do array falhou

Na maioria dos casos, o volume não pode ser recuperado e nenhum dado no volume é perdido. No entanto, antes de excluir o volume, o usuário pode tentar redefinir o disco para normal como se o disco do array estivesse ausente apenas (siga as etapas da seção acima) e então tente uma recuperação de dados. Se o acesso de leitura/gravação de dados falhar consistentemente, é provável que o disco volte a um estado de falha imediatamente.

Este procedimento exclui o volume com falha. Siga estas etapas se a redefinição do volume para normal não funcionar:

  1. Desligue o sistema e substitua a falha do disco NVMe* ou SATA por um novo de capacidade igual ou superior.
  2. Ligue o sistema.
  3. Acesse a configuração do BIOS e acesse o menu Intel® VROC UEFI HII. Este menu é exibido como Intel® Virtual RAID on CPU para dispositivos NVMe* e Intel® VROC controlador SATA/sSATA para dispositivos SATA e sSATA, respectivamente.
  4. Selecione o volume RAID 0 com falha no menu HII adequado.
  5. Selecione a opção Excluir volume RAID no menu e confirme a exclusão do volume quando solicitado.
  6. Crie um novo volume RAID 0 usando o novo disco. Se o disco com falha fizer parte do volume do sistema, o usuário também precisará reinstalar o sistema operacional.

RAID 5

Um volume RAID 5 é informado como com falha quando dois ou mais de seus membros falharam ou se tornaram ausentes. Siga as recomendações abaixo para o determinado cenário.

Dois ou mais discos de array falharam

Na maioria dos casos, o volume não pode ser recuperado e nenhum dado no volume é perdido. No entanto, antes de excluir o volume, o usuário pode tentar redefinir os discos para normal e então tentar uma recuperação de dados. Se o acesso de leitura/gravação de dados falhar consistentemente, é provável que os discos retornem a um estado de falha imediatamente.

Este procedimento redefine a matriz para normal:

  1. Desligue o sistema e reconecte os discos ausentes.
  2. Ligue o sistema.
  3. Acesse a configuração do BIOS e acesse o menu Intel® VROC UEFI HII. Este menu é exibido como Intel® Virtual RAID on CPU para dispositivos NVMe* e Intel® VROC controlador SATA/sSATA para dispositivos SATA e sSATA, respectivamente.
  4. Selecione o volume RAID 5 com falha no menu HII adequado.
  5. Selecione a opção Redefinir para Normal .
  6. Confirme a redefinição do volume para normal.
  7. Saia do HII e entre novamente no HII. Confirme que o volume RAID 5 com falha anterior mostra o status Normal .

Este procedimento exclui o volume com falha se a redefinição para normal não funcionar:

  1. Desligue o sistema e substitua os discos NVMe* ou SATA com falha por novos que sejam de capacidade igual ou superior.
  2. Ligue o sistema.
  3. Acesse a configuração do BIOS e acesse o menu Intel® VROC UEFI HII. Este menu é exibido como Intel® Virtual RAID on CPU para dispositivos NVMe* e Intel® VROC controlador SATA/sSATA para dispositivos SATA e sSATA, respectivamente.
  4. Selecione o volume RAID 5 com falha no menu HII adequado.
  5. Selecione a opção Excluir volume RAID no menu e confirme a exclusão do volume quando solicitado.
  6. Crie um novo volume RAID 5 utilizando os novos discos. Se os discos com falha fizerem parte do volume do sistema, o usuário também precisará reinstalar o sistema operacional.
Dois ou mais discos de array ausentes (com até um disco falhou)

Na maioria dos casos, o volume pode ser recuperado com sucesso e quaisquer dados do volume permanecerão intactos. No entanto, o usuário deve ter em mente o estado do array entre se degradar (apenas perder um disco) e tornar-se uma falha (perdendo o segundo e todos os discos subsequentes).

Se o array não tiver sido gravado depois que ele se tornar originalmente degradado, o usuário pode seguir o procedimento descrito abaixo para redefinir a matriz para uma recuperação normal do array e dos dados:

  1. Desligue o sistema e reconecte os discos ausentes.
  2. Ligue o sistema.
  3. Acesse a configuração do BIOS e acesse o menu Intel® VROC UEFI HII. Este menu é exibido como Intel® Virtual RAID on CPU para dispositivos NVMe* e Intel® VROC controlador SATA/sSATA para dispositivos SATA e sSATA respectivamente.
  4. Selecione o volume RAID 5 com falha no menu HII adequado.
  5. Selecione a opção Redefinir para Normal .
  6. Confirme a redefinição do volume para normal.
  7. Saia do HII e entre novamente no HII. Confirme que o volume RAID 5 com falha anterior mostra o status Normal .

Se o array tiver sido gravado depois que o primeiro disco ficar ausente e antes que o segundo e os discos subsequentes estejam ausentes, mas todos os discos ainda funcionem (e seus metadados permanecem inalterados a partir do ponto de remoção), o usuário pode seguir o procedimento abaixo para restaurar o volume RAID 5 ao normal sem perder os dados:

  1. Desligue o sistema e substitua quaisquer discos ausentes em sua localização original, se possível.
  2. Ligue o sistema.
  3. Acesse a configuração do BIOS e acesse o menu INTEL® VROC UEFI HII. Este menu é exibido como Intel® Virtual RAID on CPU para dispositivos NVMe* e Intel® VROC controlador SATA/sSATA para dispositivos SATA e sSATA respectivamente.
  4. Selecione o volume RAID 5 com falha no menu HII adequado.
  5. Selecione a opção Redefinir para Degradado and confirm the selection quando solicitado. O status do volume será alterado para Degradado. O usuário será apresentado com um menu para selecionar os discos que deseja incluir no array degradado. Os discos a incluir neste array são os discos que foram incluídos no array originalmente degradado. O usuário deve selecionar todos os discos do array normal original, além do primeiro disco removido do sistema. O sistema detectará que o primeiro disco ausente já está presente e começará a reconstruir o volume RAID 5 a esse disco a partir dos metadados nos discos que o usuário escolheu incluir na matriz degradada quando foi redefinido para degradado. O status do array mudará para Reconstrução. Após a conclusão do processo de reconstrução, os dados deverão ser recuperados. O status do array mudará para Normal.

Se até um disco falhou, e qualquer número de outros discos foi posteriormente removido do sistema (e os metadados dos discos de trabalho permanecem inalterados a partir do ponto de remoção), o usuário pode seguir o procedimento abaixo para restaurar o volume RAID 5 ao normal sem perder dados:

  1. Desligue o sistema e substitua quaisquer discos ausentes em sua localização original, se possível. Substitua o disco com falha por um novo disco que seja de capacidade igual ou superior ao do disco com falha.
  2. Ligue o sistema.
  3. Acesse a configuração do BIOS e acesse o menu Intel® VROC UEFI HII. Este menu é exibido como Intel® Virtual RAID on CPU para dispositivos NVMe* e Intel® VROC controlador SATA/sSATA para dispositivos SATA e sSATA respectivamente.
  4. Selecione o volume RAID 5 com falha no menu HII adequado.
  5. Selecione a opção Redefinir para Degradado and confirm the selection quando solicitado. O status do volume será alterado para Degradado. O usuário será apresentado com um menu para selecionar os discos que deseja incluir no volume degradado. Os discos a incluir neste volume são os discos que foram incluídos no volume originalmente degradado. O usuário deve selecionar todos os discos de trabalho do volume original.
  6. Saia do HII e entre novamente no HII. Deve haver uma nova opção chamada Reconstruir no volume RAID 5 degradado.
  7. Selecione a opção Reconstruir . A menu será exibido contendo todos os discos não-RAID do sistema. Selecione o novo disco e confirme o processo de reconstrução quando solicitado. O volume RAID 5 começará a reconstruir os dados nos discos dos membros de trabalho para o disco recém-inserido. O status do volume mudará para Reconstrução. Após a conclusão do processo de reconstrução, os dados deverão ser recuperados. O status do volume mudará para Normal.

RAID 10

Um volume RAID 10 é informado como com falha quando dois membros adjacentes são desconectados ou falharam, ou quando três ou quatro de seus membros estão desconectados ou falharam. Siga as recomendações abaixo para o determinado cenário.

Dois discos de array adjacentes ausentes (inspeção visual)

Na maioria dos casos, o volume pode ser recuperado com sucesso e quaisquer dados do volume permanecerão intactos. No entanto, o usuário deve ter em mente o estado do array entre se degradar (apenas perder um disco) e tornar-se uma falha (perdendo o segundo disco).

Se o array não tiver sido gravado depois que ele se tornar originalmente degradado, o usuário pode seguir o procedimento descrito abaixo para redefinir a matriz para uma recuperação normal do array e dos dados:

  1. Desligue o sistema e reconecte os discos ausentes.
  2. Ligue o sistema.
  3. Acesse a configuração do BIOS e acesse o menu Intel® VROC UEFI HII. Este menu é exibido como Intel® Virtual RAID on CPU para dispositivos NVMe* e Intel® VROC controlador SATA/sSATA para dispositivos SATA e sSATA respectivamente.
  4. Selecione o volume RAID 10 com falha no menu HII adequado.
  5. Selecione a opção Redefinir para Normal .
  6. Confirme a redefinição do volume para normal.
  7. Saia do HII e entre novamente no HII. Confirme que o volume RAID 10 com falha anterior mostra o status Normal .

Se o array tiver sido gravado depois que o primeiro disco se tornar ausente e antes que o segundo disco se perca, mas todos os discos ainda funcionam (e seus metadados permanecem inalterados a partir do ponto de remoção), o usuário pode seguir o procedimento abaixo para restaurar o volume RAID 10 ao normal sem perder os dados:

  1. Desligue o sistema e substitua quaisquer discos ausentes em sua localização original, se possível.
  2. Ligue o sistema.
  3. Acesse a configuração do BIOS e acesse o menu Intel® VROC UEFI HII. Este menu é exibido como Intel® Virtual RAID on CPU para dispositivos NVMe* e Intel® VROC controlador SATA/sSATA para dispositivos SATA e sSATA respectivamente.
  4. Selecione o volume RAID 10 com falha no menu HII adequado.
  5. Selecione a opção Redefinir para Degradado. O usuário será apresentado com um menu para selecionar os discos que deseja incluir no array degradado. Os discos a incluir neste array são os discos que foram incluídos no array originalmente degradado. O usuário deve selecionar todos os discos do array normal original, além do primeiro disco removido do sistema. O sistema detectará que o primeiro disco ausente já está presente e começará a reconstruir o volume RAID 10 a partir dos metadados nos discos que o usuário escolheu incluir na matriz degradada quando foi redefinido para degradado. O status do array mudará para Reconstruindo. Após o processo de reconstrução ser concluído, os dados devem ser recuperados. O status do array mudará para Normal.
Três ou quatro discos de array ausentes

Na maioria dos casos, o volume pode ser recuperado com sucesso e quaisquer dados do volume permanecerão intactos. No entanto, o usuário deve ter em mente o estado da matriz entre se degradar (perdendo apenas 1 disco) e tornar-se uma falha (perdendo o segundo disco e qualquer terceiro ou quarto discos subsequentes). Consulte as instruções acima para recuperar um volume RAID 10 com dois discos ausentes. O mesmo processo se aplica a três ou quatro discos ausentes.

Dois ou mais discos de array falharam

Na maioria dos casos, o volume não pode ser recuperado e nenhum dado no volume é perdido. No entanto, antes de excluir o volume, o usuário pode tentar redefinir os discos para normal como se os discos do array estivessem ausentes apenas, e então tentar uma recuperação de dados. Se o acesso de leitura/gravação de dados falhar consistentemente, é provável que os discos retornem a um estado de falha imediatamente.

Este procedimento é redefinir a matriz como normal:

  1. Desligue o sistema e reconecte os discos ausentes.
  2. Ligue o sistema.
  3. Acesse a configuração do BIOS e acesse o menu Intel® VROC UEFI HII. Este menu é exibido como Intel® Virtual RAID on CPU para dispositivos NVMe* e Intel® VROC controlador SATA/sSATA para dispositivos SATA e sSATA respectivamente.
  4. Selecione o volume RAID 10 com falha no menu HII adequado.
  5. Selecione a opção Redefinir para Normal .
  6. Confirme a redefinição do volume para normal.
  7. Saia do HII e entre novamente no HII. Confirme que o volume RAID 10 com falha anterior mostra o status Normal .

Este procedimento exclui o volume com falha se a redefinição para normal não funcionar:

  1. Desligue o sistema e substitua os discos NVMe* ou SATA com falha por novos que sejam de capacidade igual ou superior.
  2. Ligue o sistema.
  3. Acesse a configuração do BIOS e acesse o menu Intel® VROC UEFI HII. Este menu é exibido como Intel® Virtual RAID on CPU para dispositivos NVMe* e Intel® VROC controlador SATA/sSATA para dispositivos SATA e sSATA, respectivamente.
  4. Selecione o volume RAID 10 com falha no menu HII adequado.
  5. Selecione a opção Excluir volume RAID no menu e confirme a exclusão do volume quando solicitado.
  6. Crie um novo volume RAID 10 usando os novos discos. Se os discos com falha fizerem parte do volume do sistema, o usuário também precisará reinstalar o sistema operacional.

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